Quem sou eu

Minha foto
Amigo sincero, leal, cooperador e coerente.

domingo, 31 de janeiro de 2010

AVAN PREMIÈRE



Acordei hoje decidido a criar um blog. Exprimir idéias e me interar de outras do restante da "massa".Falar de arquitetura, que é apaixonante....

Oscar Niemeyer certa vez escreveu....

Como nasce a arquitetura

"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."
Mas essa fase inicial exige por antecipação que o arquiteto se integre nos problemas tão variados do trabalho a executar.A natureza do terreno, o ambiente em que será inserida a construção, o sentido econômico que ela representa, a orientação etc.
E somente depois de se inteirar de tudo isso é que ele começa a desenhar, fazendo croquis, na procura da idéia desejada.É nesse momento de imaginação e fantasia que a solução aparece e nela o arquiteto se detém entusiasmado como alguém que encontrou um diamante e o examina com a esperança de ser verdadeiro e, lapidado, transformar-se numa bela pedra preciosa.
E os desenhos prosseguem. O arquiteto verifica então se a solução atende internamente ao programa fornecido, se os técnicos do concreto armado aceitam o sistema estrutural imaginado, se o dimensionamento correponde às seções fixadas, se tudo pode funcionar bem.
E se o meu método é adotado, ele começa então redigir um texto explicativo, procurando sentir se lhe faltam argumentos, que alguma coisa deve no projeto ser acrescentada.

... Pensou???? Projetar "bem" é se doar, é externar tudo o que se tem de melhor para que alguém possa parar diante do seu projeto e refletir...



















Museu de arte moderna de Niteroi- Oscar Niemeyer

2 comentários:

  1. Paulo,
    muito legal o blog.
    As fotos e textos ficaram
    bem interessantes.
    Parabéns.
    Claudio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom kara!! parabéns, ficou excelente!

    Nando Damacena

    ResponderExcluir